Programa Escolhido
No âmbito da Unidade Curricular de Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação, realizámos uma pesquisa com o intuito de identificar um programa de televisão infantil que pudesse ser utilizado na aprendizagem e trabalho da Língua Portuguesa.
Optamos por escolher uma série de animação, apresentada na RTP2, com o nome “Sandra, a Detetive de Contos”. Esta série pretende apresentar as estórias tradicionais, como “Cinderela” e “Os Três Porquinhos”, de um modo alternativo, considerando que, de alguma maneira, a estória original terá sido alterada, e identificando uma questão-problema a ser respondida. Os episódios duram entre 10 e 15 minutos, dependendo esse tempo da estória que representam.
O público-alvo desta atividade, e não apenas do programa, será o terceiro ano de escolaridade, dado que nesta etapa escolar já devem possuir as capacidades de identificar os seus gostos individuais e recontar estórias, considerando importante que estas lhes sejam conhecidas e que lhes agradem.
Atividades
Através deste programa propomos duas atividades pedidas pelo professor da UC, sendo uma oral e uma escrita. Estas atividades pressupõem a visualização da totalidade do episódio, principalmente a atividade oral, que se encontra diretamente relacionada com o mesmo. Estes episódios também podem instigar a criatividade da criança para a atividade escrita, criando entusiasmo e tornando possível a sua perceção de como alterar uma estória sem que esta perca o seu conteúdo original, tomando as alterações identificadas no episódio como exemplo.
Atividade Oral
Identificação da estória tradicional do episódio e reconto da mesma, com e sem as alterações identificadas na visualização. Esta atividade permite perceber quais os pormenores da estória que têm mais importância para a criança, quer na estória original, quer na estória contada na série.
Atividade Escrita
Produção de um texto escrito que identifique a estória preferida da criança com a estrutura da série apresentada, ou seja, alteração da estória escolhida, com identificação e resolução de uma questão-problema. Esta atividade estimula a criatividade da criança e permite a exploração de questões colocadas pela própria criança, com pouco auxílio de um adulto, para que ela perceba que consegue explorar os seus “porquês”, inclusive os do seu quotidiano, de modo autónomo.
Exemplos de episódios
“Sandra, a Detective de Contos – O Lobo Mau”:
https://www.youtube.com/watch?v=zFxfhqnPVSY
“Sandra, a Detective de Contos – O Sapatinho Desaparecido”:
https://www.youtube.com/watch?v=PyAQEFseh3U