Segundo Gomes
(2007), os blogues proporcionam “uma
outra forma de aprender, de ensinar, de partilhar, de publicar, de comunicar” (p.
118). Com diferentes temáticas e objetivos, estes blogues são criados não só
com o intuito de entreter mas também de instruir quem os procura. Com a evolução
das TIC ao longo dos tempos foi possível expandir o conceito, dando “origem a novos formatos de blogues, com
novas e mais amplas possibilidades em termos comunicacionais” (p.120) como
por exemplo “audio-blog(ue),
videoblog(ue) ou vblog; fotoblog(ue) ou flog, etc...” (p.120). Felgueiras (2013), diz que "O blogue é um diário virtual que pode ter diversos temas de interesse. Pode ser de entretenimento, informativo e ainda pode funcionar como diário." (p.50). Mais ainda, "O blogue poderá ser a ferramenta de comunicação e interação entre alunos e professores onde se poderá trocar saberes e estimular a pesquisa." (p.50). Sousa & Silva (2010) defendem que os blogues são "uma interface cognitiva que promove a aquisição de conhecimentos e competências relacionadas com os conteúdos disciplinares" (p.4345). No seu estudo concluem que os blogues são "motivadores para aprendizagem, promoverem a autonomia, orientarem os alunos para as tarefas escolares e permitirem o desenvolvimento pessoal" (p.4345).
Referências Bibliográficas
Gomes, M., & Lopes, A. (2007). Universidade do Minho: Blogues escolares: quando, como e porquê? Obtido de Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal: http://hdl.handle.net/1822/6487
Felgueiras, H. M. F. (2013), Universidade Nova: Blogues na Educação Obtido de Repositório Cientifico de Acesso Aberto de Portugal: http://hdl.handle.net/10362/9412
Sousa, A. J. & Silva, B. D. (2010) Universidade do Minho: Blogues em contexto de sala de aula e implicações no ensino, no currículo e na avaliação Obtido de Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal: http://hdl.handle.net/1822/18162
1 comentário:
Caras estudantes,
A bibliografia deve ser escrita com um tamanho de letra semelhante ao do texto.
Cumprimentos
MRR
Enviar um comentário