quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Atividades Educativas

Zonix - Atividades Educativas









As aprendizagens que este Jogo - Atividades Educativas pode proporcionar às crianças são bastante vastas. Esta atividade não abrange apenas a área da Língua Portuguesa, tratando também várias outras áreas que as crianças trabalham, como Matemática e Ciências Naturais, sendo destinado a faixa etária 8-10 anos, nomeadamente, crianças do 4º ano de escolaridade. A Língua Portuguesa é trabalhada indiretamente em todas as temáticas e diretamente nas atividades que lhe competem. É um jogo interessante porque é interativo e procura captar a atenção das crianças. Além disso também explica todos os conceitos apresentados ao longo dos diferentes passos do jogo. O fim não é notório dado que acaba sem que seja possível percebê-lo, podendo ser uma falha do jogo.

1 comentário:

Unknown disse...

A escolha do jogo das colegas, foi uma boa opção uma vez que permite fazer diversas atividades, sobre língua portuguesa, ciências ou matemática. O facto de ter estas três temáticas diferentes, torna-se uma mais valia para a criança, que pode desenvolver diferentes tipos de conhecimentos. Mas existem mais, como o facto de acumular pontos, e ao contrário daquilo que acontece em muitos jogos, o da Zonix não retira pontuação se o jogador não acertar.



Os aspetos negativos não parecem muito relevantes, como por exemplo não deixar navegar em liberdade, esta atitude de quem criou o jogo, pode ser como uma defesa para os menores. Já o aspeto das imagens não serem realistas, parece nos algo que podia de facto, ser melhorado.



Outro dos aspetos que nos chamou a atenção é não haver dificuldades de exploração no jogo, algo que também sucedeu no nosso.



É um jogo ponderado, com coerência, com possibilidade das crianças aprenderem com base naquilo que lhes é fornecido no jogo. E isso pode ser positivo para as crianças que tenham mais dificuldades, ou que se sintam mais seguras com informações auxiliares. Por outro lado pode tornar-se “fácil” demais, para crianças mais “velhas”.