O termo podcast é recente, tendo surgido em 2004, por Adam
Curry e Dave Winer (Cruz, Junior, Coutinho e
Carvalho: 2007) Segundo Moura e Carvalho (2006a), referido por Cruz,
Junior, Coutinho e Carvalho (2007), estes autores "criaram um programa que
permitia descarregar automaticamente transmissões de rádio na Internet para os
iPods" (p.894).
Segundo Primo (2005),
citado por Carvalho (2009), "podcast é um processo mediático que emerge a
partir da publicação de arquivos áudio na Internet" (p.66). De acordo com Carvalho (2009b), "o termo
Podcast resulta da junção dos termos ipod [...] e broadcast [...], onde um
ficheiro áudio é denominado de epidose (episódio)." (p.66).
A
funcionalidade podcast tem-se demonstrado útil em diversas áreas, nomeadamente
“no
âmbito dos negócios para disponibilizar reuniões, programas de telejornais e
entretenimento, programas de carácter científico e, actualmente, utilizado na
educação para transmissão de aulas e formação a distância.” (Cruz, Junior, Coutinho e Carvalho: 2007; p.894) sendo
bastante útil para “pessoas que precisam de formação, mas que dispõem de
pouco tempo para leitura e formação.” (Cruz,
Junior, Coutinho e Carvalho: 2007; p.895).
Segundo
Coutinho & Bottentuit (2007), citado por Marques & Reis (2011), os
podcasts possuem ainda as vantagens de ser “de fácil utilização,
gratuitos e permitem a utilização de áudio, textos, imagens, vídeo e
hipertexto” (p.69).
O podcast pode ser
utilizado de diversas maneiras na educação, abrangendo várias áreas de ensino e
diversas atividades de exploração. Estarão disponíveis duas atividades, Atividade 1 e Atividade 2, que podem ser realizadas com o podcast. Estas atividades permitem, através do podcast, trabalhar o Português e, principalmente a atividade 1, outras áreas.
Referências Bibliográficas
Cruz, S.
(2009). O Podcast no ensino básico. Braga: Universidade do Minho. Centro de
Investigação em Educação. Obtido em 2014, de http://hdl.handle.net/1822/9991
Cruz, S., Junior, J. B., Coutinho, C., &
Carvalho, A. A. (Maio de 2007). O BLOGUE E O PODCAST PARA APRESENTAÇÃO DA
APRENDIZAGEM COM WEBQUESTS. Braga. Obtido em 2014, de
http://hdl.handle.net/1822/6514
Marques, C., & Reis, P. (2011). Criação de
Podcasts no Jardim de Infância e no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Universidade
Estadual Paulista: UNESP. Obtido em 2014, de http://hdl.handle.net/10451/4706
Sem comentários:
Enviar um comentário